GeraçãoBenjamin Official Player \o/


Ps: Poderá haver problemas com o Internet Explorer! Testado e 100% funcional no Mozila Firefox (baixe-o aqui) e no Google Chrome (Baixe-o aqui)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Saúde Emocional: Mito ou Realidade?

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida" (Pv 4:17).

A Igreja do Senhor Jesus é formada por seres humanos. Nós precisamos reconhecer que um dos fatores que muito tem desgastado a comunhão no corpo de Cristo é a falta de equilíbrio emocional. Deus nos projetou para sermos irrepreensíveis em todo o nosso proceder: espírito, alma e corpo.

Falar de saúde emocional requer autoavaliação em todas as esferas: pessoal e interpessoal. Muitas pessoas estão sofrendo. Nossas igrejas estão cheias de pessoas com dificuldade, sofrendo em silêncio. Deus está buscando uma igreja santa, pois Ele deseja um noiva limpa, pura, sem ruga, nem mancha. Ao olharmos ao nosso redor vemos em nossas Igrejas situações que desagradam a Deus. A falta de saúde do coração é um dos obstáculos para o crescimento espiritual e a santidade do cristão.

Que através dessa matéria, escrita abaixo pela psicológa e pastora Shirlene Matos, sejamos edificados e percebamos como anda nossa saúde emocional. Quanto mais saúde emocional pudermos oferecer mais santidade veremos como resultado.

É difícil imaginar a vida desprovida de emoções. Vivemos em busca de momentos que proporcionam prazer e alegria, e evitamos aqueles que podem causar decepção, tristeza ou sofrimento. Elas surgem a cada instante de nosso cotidiano. As emoções são ao mesmo tempo óbvias e misteriosas. Quantas vezes nos surpreendemos com algumas atitudes nossas que por vezes causam transtornos a nós mesmos e ao próximo, e nem sempre compreendemos o que está por trás desses comportamentos.

Nem sempre é fácil identificar o que nos fez acordar deprimidos ou entender por que algo nos tira do sério. Nem tão pouco controlar fortes emoções que nos arrebatam e colocam em risco as relações sociais. Às vezes em que perdemos a cabeça no trabalho, no trânsito, no banco, na Igreja ou mesmo em casa, comprovam a importância da saúde emocional na vida em sociedade.

É possível ter uma emoção doentia? Sim é possível, por isso é necessário entendermos a importância da emoção e o quanto ela precisa ser saudável. Isso não é um mito e sim uma realidade, pois existem pelo menos três aspectos reais e diferentes na reação aos sentimentos nutridos por uma emoção doentia:

1) Os reflexos físicos decorrentes tais como: taquicardia ou suor exagerado, medo;

2) A expressão comunicativa mediante gestos e linguagem fica desajustada;

3) O plano da atividade mental se transforma numa confusão mental;

4) Angústia ao tomar decição certa, mesmo que pareça errada;

5) A emoção fica cada vez mais encarcerada e num ciclo vicioso.

Durante muito tempo, nós cristãos, vivíamos com as nossas emoções aprisionadas e não tínhamos entendimento o quanto nosso Deus se importava com o estado das nossas emoções. Diz a Palavra de Deus que o povo é levado ao cativeiro por falta de entendimento (Is 5:13). Nosso Deus é fiel e misericordioso. Ele mesmo tomou à frente a questão e abriu o entendimento daqueles que o adoram em espírito e em verdade para que pudéssemos viver saudáveis no espírito, alma e corpo (I Ts 5:23).

Satanás perdeu o reinado das nossas emoções, glória a Deus por isso. A cada dia vem sendo derramado sobre o povo de Deus a unção de cura não somente no corpo e no espírito, como também nas emoções. Diga-se de passagem, que o Senhor Jesus aprovou a Visão Celular porque ela é do céu, uma vez que a Igreja nunca se conscientizou tanto da necessidade de ter a emoção curada quanto nos dias atuais. Isso tem sido implantado nas igrejas cada vez mais forte através da Visão Celular. A trama de leviatã foi denunciada há muito tempo, e hoje ele tem que se contentar em ver o povo de Deus curado em todas as áreas. Glória a Deus!

Certamente Elias, homem de Deus, quando fugiu pra caverna (I Rs 19:9), não estava com suas emoções saudáveis e é claro, leviatã, inimigo de nossas almas não perdeu tempo e flechou o entendimento de Elias, mas o nosso Deus é soberano e foi até Elias e o chamou pelo nome reconhecendo sua identidade e libertando do cárcere tanto suas emoções, quanto seu espírito e seu corpo.

O nosso Senhor não muda. Ele é o mesmo hoje e eternamente. Agiu na vida de Elias, e também agirá na sua. Não deixe suas emoções ser aprisionadas. Vença esse desafio!

Pastora Shirlene Matos
Psicóloga Clínica Educacional, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Docente de Curso de Pós-Graduação, Pioneira no Estado do Maranhão em Análise e Interpretação do Desenho Infantil, Facilitadora nos Processos de Ensino Aprendizagem, Capacitadora de Profissionais da Área de Educação e Palestrante.

Estudo retirado do sítio IBNS.ORG.BR

Nenhum comentário:

 
Copyright ©2008-2009 '' GeraçãoBenjamin.tk por Rodrigo Borges